Presente de Maria para os homens

A festa de Nossa Senhora das Graças, ou da Medalha Milagrosa, marca com particular brilho o mês de novembro. Por que não honrá-la especialmente, rezando sua novena nos dias 18 a 26?
Um dos mais valiosos presentes da Santíssima Virgem para a humanidade, foi dado no dia 27 de novembro de 1830, por meio de Santa Catarina Labouré, humilde freira da Congregação das Filhas da Caridade.
Nesse dia, segundo relata a Vidente, Nossa Senhora apareceu-lhe mostrando nos dedos anéis incrustados de belíssimas pedras preciosas, “lançando raios para todos os lados, cada qual mais belo que o outro”.
Em seguida, formou-se em torno da Virgem uma moldura ovalada no alto da qual estavam escritas em letras de ouro as seguintes palavras: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”.
Fazei cunhar uma medalha conforme este modelo”
E Santa Catarina ouviu uma voz que lhe dizia:
Fazei cunhar uma medalha conforme este modelo. Todos os que a usarem, trazendo-a ao pescoço, receberão grandes graças. Estas serão abundantes para aqueles que a usarem com confiança.”
Em 1832, uma violenta epidemia de cólera assolou a cidade de Paris. Foram, então, cunhados os primeiros exemplares da medalha, logo distribuídos aos doentes. À vista das graças extraordinárias e numerosas obtidas por meio dessa medalha, o povo passou a chamá-la de Medalha Milagrosa.
Em pouco tempo, essa devoção difundiu-se pelo mundo inteiro, e foi enriquecida com a composição da Novena que transcrevemos a seguir.

 Revista Arautos do Evangelho n.35. nov 2004

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog