Curso de férias 2012 Arautos – setor feminino

Neste primeiro dia de curso de férias, a programação começou com uma Santa Missa.

Em seguida, foi exposto o Santíssimo Sacramento.

Após um momento de oração, todas se dirigiram para o auditório dando início a primeira exposição: a virtude da humildade.

Como introdução do tema, apresentou-se uma “sketch” sobre uma cantora que tinha problemas nas cordas vocais e só conseguia cantar se tomasse uns rémedios prescritos por sua médica. Quando era elogiada, escondia o problema das amigas, fingia que não conhecia a médica e orgulhava-se de sua voz.


A médica não teria o direito de ficar indignada com a jovem? Afinal, se ela não fosse todos os dias à casa da jovem, esta permaneceria sem voz! Então, aquela vaidade é nada. A médica é quase tudo nos feitos da moça.


Esta sketch não nos dá uma idéia inteiramente exata, mas sim próxima, da realidade; ajuda-nos a compreender alguns aspectos do problema da graça e, portanto, de sua ação em nós, ou seja, a virtude. Todo homem é completamente paralítico para a virtude. Porém, a partir do momento em que recebe a graça, ele se torna capaz de praticá-la.

Ora, a humildade é a virtude pela qual reconhecemos que tudo vem de Deus. Se temos algum dom, este foi nos dado gratuitamente por Deus. Assim quando recebemos um elogio lembremo-nos de agradecermos a Deus.
Encenou-se uma passagem da vida de Santa Catarina Labouré mostrando sua humildade em nunca revelar que Nossa Senhora lhe tinha aparecido, evitando, assim, ser conhecida e glorificada neste mundo.

E por fim, a história bíblica de Gedeão. Vencendo todos os inimigos em nome do Senhor quiseram dar-lhe a realeza: “Os israelitas disseram a Gedeão: Sê o nosso rei, tu e teu filho, e o filho de teu filho, porque tu nos livraste das mãos dos madianitas.23 Não, respondeu ele, não reinarei sobre vós, nem meu filho tampouco; é o Senhor quem será o vosso rei”.
Exemplo para nós, se quisermos ser santos devemos ser humildes!



Convívio


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presente de Maria para os homens