Programação de Corpus Christi - setor feminino Arautos do Evangelho


Ao ver tantas jovens reunidas durante o feriado de Corpus Christi, na casa do setor feminino dos Arautos do Evangelho em São Paulo, o leitor poderá estar se perguntando:
- O que elas fazem lá?
- Ora, participam de intensas atividades de lazer e formação! Estas, como sempre, ricas em ensinamentos da doutrina católica, na prática da devoção mariana e em atraentes recreações.
- Como assim? 
Para responder a essa pergunta relataremos o que se passou nesse período.
Todas as coisas têm o seu tempo e todas elas passam debaixo do céu segundo o termo que a cada uma foi prescrito”. ( Ecl 3,1)














Na quinta-feira, os pais e filhos almoçaram juntos em um ambiente de confraternização e, em seguida, rumaram à Basílica Nossa Senhora do Rosário para a Missa da Solenidade do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.



A Santa Missa. Que mistérios se encerram neste ato singelo em que um homem, revestido de roupas alheias aos usos e costumes, pronuncia palavras misteriosas sobre um pedaço de pão e um pouco de vinho? É o próprio Deus que se imola, é o sacrifício do Calvário que é renovado. Deus, na sua infinita bondade se serve dela para um ato inimaginável de amor: ficar sempre com os homens nesta terra!
Tempo de formação
Para a formação das jovens foram apresentadas peças teatrais baseadas na Bíblia e na vida dos Santos.
A primeira peça versou sobre uma parábola contada por Nosso Senhor Jesus Cristo:  a insistência de uma pobre viúva com o juiz para lhe pedir justiça contra um poderoso adversário. Mas como ela não cessava de assediá-lo, o juiz pensou: “ Pouco me importo com o que Deus e os homens pensam, mas como esta mulher me importuna desta maneira com as suas queixas, vou dar aviamento à sua causa.”














Se um homem mau pratica uma boa ação para ver-se livre, quanto mais fará Deus, a Bondade em substância? Assim devemos ser insistentes e perseverantes na oração.
Uma outra peça teatral ilustrou um fato ocorrido com Santa Zita a respeito da caridade. Enquanto ela ajudava os pobres, dois anjos vieram em sua ajuda para realizar seus trabalhos domésticos. Um ensinamento a tirar: ajudar sempre o próximo por amor a Deus.
















Uma terceira peça incentivou as jovens a terem muito devoção a Santa Missa.













E por fim, a confiança e o poder do Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Santa Clara sozinha com a custódia na mão afugenta os inimigos da fé que queriam invadir o convento e profaná-lo.















Tempo de trabalhos manuais
Houve, também, um tempo para as jovens aprenderem uma nova atividade: a confecção de terços.













Tempo de recreação
Os motivos naturais que não possuem nada de oposto à virtude não impedem que se possa e se deva oferecer a Deus as ações que deles dependem. Assim, quando ao alegrar-se no recreio, não se esqueça de agradecer e oferecer a Deus essa graça.


Foram realizados jogos e um passeio a uma fazenda - a bucólica tranquilidade do ambiente rural.
















Tempo de oração
Algumas pessoas atribuem à Santa Teresa o seguinte dito: “Dai-me alguém que faça diariamente um quarto de hora de oração e lhe darei o Céu.”
Após a coroação da Imagem deNossa Senhora de Fátima, as jovens participaram de um terço processional.










Tempo de falar
Foi organizada uma gincana com perguntas sobre os temas tratados nesses dias. Todas estavam ávidas para responder, falar e comentar.















Foram dias de diversas e cativantes atividades que ao mesmo tempo convidavam as jovens a elevar o espírito e a santificarem-se.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presente de Maria para os homens