Dia dos Pais - 2013

O convívio com Deus era o melhor da existência do homem no Paraíso terrestre. Todas as tardes, "à hora da brisa, depois do meio-dia"(Gn 3, 8), Deus descia ao Paraíso para passear com Adão.
Após ter cometido o pecado original, Adão perdeu a felicidade que era esse convívio com Deus. Como então nós podemos sentir a felicidade perdida por Adão? Santo Agostinho assim descreve esse dilema da natureza humana:
Bom é Aquele que me criou. Ele é o meu bem, e eu exulto em sua honra por todos os bens que constituem a minha existência desde a infância. Meu pecado era não procurar n’Ele, e sim nas suas criaturas — isto é, em mim mesmo e nos outros —, os prazeres, as honras e a verdade. Eu me precipitava assim na dor, na confusão e no erro1 .
Assim, na Eucaristia e no convívio nobre e elevado com os outros, buscando o relacionamento com Deus, podemos encontrar essa felicidade nesta terra.
O setor feminino dos Arautos do Evangelho em São Paulo, em homenagem aos pais, organizou um jantar-convívio entre pais e filhos onde foram servidas saborosas pizzas e apresentada uma peça teatral que narrava a história de uma rainha pagã que buscava a felicidade a qualquer preço.  
1) AGOSTINHO. Confissões Livro 1, n. 31.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presente de Maria para os homens