Alma de Cristo, santificai-nos



Adoração ao Santíssimo Sacramento. Na capela, poucos fiéis. Alguns mantêm os olhos fixos no ostensório; outros leem um livro de piedade ou desfiam as contas do rosário. O ambiente é de recolhimento e silêncio, favorecido pela discreta penumbra do templo.






Em ocasiões como essa, Jesus-Hóstia costuma comunicar-se com intensidade maior, e frequentemente inunda nossas almas de consolação e alegria. Procuramos, então, palavras para nos exprimir e agradecer os dons recebidos.
O Anima Christi (Alma de Cristo) é uma oração muito própria para esses instantes de intimidade com Jesus, que devem abundar na Semana Santa.
Santo Inácio de Loyola, o mestre da Contra-Reforma, era enormemente atraído por essa prece, tornando-a muito conhecida. Escrita por um autor desconhecido do século XIV, ela percorre com simplicidade e intimidade mística as chagas e sofrimentos de Jesus, se inebria com seu divino sangue, e pede, de forma comovedora, a própria santificação.
Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me. 
Dentro de vossas chagas, escondei-me.
Não permitais que de Vós me separe.
Do esp¡rito maligno, defendei-me.
Na hora de minha morte, chamai-me
E mandai-me ir para Vós,
Para que com vossos santos Vos louve
Por todos os séculos dos séculos. Amém

Santo Inácio de Loyola
Revista Arautos do Evangelho abril 2003

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presente de Maria para os homens