A história dos ovos de Páscoa



      
   Estamos nos aproximando da grande festa da Páscoa. Por essa ocasião é muito comum comprarem-se os famosos e deliciosos ovos de Páscoa. Todos sabem onde comprá-los, poucos conhecem sua história. Você já conhece?
 O início dessa tradição remonta ao século IV e tem estreita vinculação com a Quaresma. Nessa época era proibido o consumo de ovos durante o período penitencial de quarenta dias. Desse modo, acumulava-se uma grande quantidade deles nas despensas familiares. Para evitar o desperdício, eles eram dados à criançada.
   Assim, a partir da Quinta-Feira Santa as crianças, precedidas pelos coroinhas da Paróquia, começavam a coletá-los de casa em casa. E no domingo de Páscoa eram transformados em omeletes e saboreados por toda a população.




Ovos bentos e decorados

         No século XII existia já, em numerosos países da Europa, o costume de os fiéis se presentearem mutuamente, no dia de Páscoa, com ovos naturais bentos na igreja. Aderindo a esse costume popular, os nobres e personalidades importantes o enriqueceram de uma característica cultural: os ovos passaram a ser ornados com cenas pintadas, não poucas vezes, por futuras celebridades do mundo artístico.
Por essa mesma época, começou-se a esvaziar os ovos naturais para recheá-los de chocolate.
   Atualmente, os ovos de Páscoa são de chocolate, de marzipã ou de uma mistura dos mais diversos ingredientes, e fazem a alegria de crianças... e adultos de todo o mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presente de Maria para os homens