Dom de sabedoria


Linhas mestras da Tese de Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, EP

É mais fácil viver os dons do Espírito Santo do que explaná-los cientificamente, afirmou um eminente teólogo. Monsenhor João superou essa dificuldade, dando uma focalização inédita à sua tese de doutorado em Teologia.
Em sua tese O dom de sabedoria na mente, vida e obra de Plinio Corrêa de Oliveira, Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP, quis abordar o tema de modo original, apresentando, mais do que considerações abstratas sobre o dom de sabedoria, a força que ele adquire em quem o vive intensamente. Por isso, a tese está dedicada a analisar a ação do Espírito Santo em um dos maiores líderes católicos da História recente: Plinio Corrêa de Oliveira, "personagem importante para a história da Igreja do Brasil", conforme destaca Frei Marcelo Neves, membro da banca examinadora.
Mantendo-se sempre no plano objetivo - como afirmam os membros da banca -, Mons. João dá seu testemunho pessoal sobre o dom da sabedoria em Plinio Corrêa de Oliveira, o que um convívio de 40 anos proporcionou-lhe observar detidamente. "Ninguém, como o Mons. João, seu filho, seu discípulo, podia explicar com tanto acerto esse segredo da vida e da obra do Dr. Plinio Corrêa de Oliveira" - afirmou o padre Alberto Ramírez, outro examinador.

A tese está dedicada a analisar a ação do Espírito
Santo em Plinio Corrêa de Oliveira, um dos maiores
líderes católicos da História recente


(Revista Arautos do Evangelho, Dez/2010, n. 108, p. 22 à 25)
O padre Carlos Arboleda destacou outro ponto: a tese "tem o intuito de mostrar que a história da salvação não se dá separada da história humana, que a experiência da fé não se dá fora de uma existência que a interpreta e atua". Com efeito, para ter maior eficácia, o ensino da teologia deveria conduzir a exemplos vivos, a fim de tornar mais palpáveis as verdades expostas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presente de Maria para os homens