Fundador


    

     Mons. João Clá Dias, EP, é cônego honorário da Basílica Papal de Santa Maria a Maior, em Roma, e Protonotário Apostólico supranumerário, licenciado em Humanidades pela Pontifícia Universidad Católica Madre Maestra, da República Dominicana, mestre em Psicologia pela Universidad Católica de Colombia; doutor em Direito Canônico pelo Angelicum, de Roma; doutor em Teologia pela Universidad Pontificia Bolivariana, de Medellín e doutor Honoris Causa, pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro, de São Paulo.
    É fundador e Presidente Geral da Associação Internacional Privada de Fiéis  Arautos do Evangelho; fundador e Superior Geral da Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli e fundador da Sociedade de Vida Apostólica Feminina Regina Virginum, três entidades de Direito Pontifício.
Natural da cidade de São Paulo, Brasil, Mons. João Clá Dias nasceu em 15 de agosto de 1939 de um casal constituído de imigrantes europeus. Seu pai, Antônio Clá Dias era originário de Cádiz e sua mãe, Annitta Scognamiglio Clá Dias, provinha de família italiana.
     Desde os bancos escolares, procurava o jovem João organizar com seus colegas um movimento para dar a juventude uma orientação voltada para a religião. Participou das Congregações Marianas e, a convite de um professor, ingressou , em 23 de maio de 1956, na ordem Terceira do Carmo dos Padres Carmelitas da antiga observância, na cidade de São Paulo, fato que marcou profundamente sua vida.
Fez seus estudos secundários no Colégio Estadual Roosevelt e cursou Direito na tradicional Faculdade do Largo São Francisco, de São Paulo. Durante os estudos superiores, destacou-se como um ativo líder universitário católico.
Levado por um profundo anseio de perfeição o levou , em 1970, a iniciar uma experiência de vida comunitária , em um antigo imóvel beneditino, em São Paulo. Aquela experiência adquiriu solidez, dando origem, depois, aos Arautos do Evangelho que foi aprovada pelo Papa João Paulo II em 22 de fevereiro de 2001. Multiplicaram-se, a partir deste foco originário, diversas casa de vida comunitária onde seus membros se dedicavam à oração e ao estudo como preparação para a ação evangelizadora.
    Em 15 de junho de 2005, foi ordenado sacerdote com mais 14 membros da Sociedade Virgo Flos Carmeli na Basíla do Carmo, São Paulo, onde , há 50 anos atrás começara seu suas atividades a serviço da Igreja e dos irmãos.
    Escreveu diversas obras de grande divulgação (chegando algumas a superar um milhão de exemplares), publicadas em português, espanhol, inglês, italiano, francês, polonês e albanês: “Fátima, aurora do terceiro milênio”, “O Rosário, a oração da paz”, “Sagrado Coração de Jesus, tesouro de bondade e de amor”, “Medalha Milagrosa, história e celestiais promessas”, “Via Sacra”, “Jacinta e Francisco, prediletos de Maria”, “Orações para o dia-a-dia”, “Mãe do Bom Conselho”, “Dona Lucília” e “Comentário ao Pequeno Ofício da Imaculada Conceição”. A tese de doutorado em Direito Canônico intitula-se: “A gênese e o desenvolvimento do Movimento dos Arautos do Evangelho e seu reconhecimento canônico” e a de Teologia: “O dom de sabedoria na mente, vida e obra de Plinio Corrêa de Oliveira”. Sua obra mais recente “O inédito sobre os Evangelhos” é uma compilação de comentário aos Evangelhos dominicais dos anos A,B e C.
     É fundador e colaborador da revista mensal Arautos do Evangelho, publicada em inglês, português, espanhol e italiano. Também a revista acadêmica “Lumem Veritatis”, da qual é colaborador, publicada pela faculdade Arautos do Evangelho.
Mons. João Clá é membro da Sociedade Internacional Tomás de Aquino, da Academia Marial de Aparecida, e da Pontifícia Academia da Imaculada. Foi condecorado em diversos países por sua atividade cultural e científica, recebendo a Medalha de Ciência do México e o título de Doutor Honoris Causa, outorgado pelo Centro Universitário ítalo-brasileiro, de São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presente de Maria para os homens